Please reload

Notícias Recentes

Barco recupera história e proporciona lazer em União da Vitória

Navegar no Rio Iguaçu motivou a criação de um vilarejo, denominado Porto União da Vitória. Isso após o já regular Caminho das Tropas e a descoberta da passagem no Rio Iguaçu (vau), em 1855, na rota entre Palmeira e Palmas, de acordo com alguns historiadores. Neste final de semana, um barco de turismo, do Parque Histórico Iguassu, reascendeu o prazer de circular pelas águas do rio que corta o Paraná de leste a oeste e passear pela história da cidade.

 

O transporte fluvial ganhou força com o 'mito fundador' da localidade Coronel Amazonas de Araújo Marcondes, por volta de 1880, sendo importante no comércio e distribuição de imigrantes europeus para ocupar as terras da região. Entrando em decadência com a Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, a partir de 1905. Deixando, contudo, amplo retrospecto de história e cultura nas cidades de União da Vitória/PR e Porto União/SC, desmembrada após o fim da Guerra do Contestado - em 1917.

 

"Viemos aqui proporcionar esse passeio, por esse Rio maravilhoso, lindo que ninguém tem", destaca o proprietário do Parque Histórico Iguassú, Dago Woehl, responsável pelo atrativo disponibilizado neste final de semana. O barco fez parte da programação do Festival de Verão, promovido pela prefeitura de União da Vitória, que disponibilizou, no Parque Linear, competições esportivas, entretenimento e apresentações, neste sábado (18/02) e domingo (19/02).

 

No comando do 'capitão' Dago, mais que se divertir passeando num barco turístico, que compõe roteiro fluviais, o ator representou passagem por capítulos da história. Em meio ao grande rio, o historiador proporcionou brincadeiras animadas e contou histórias. O vau, a Ponte Férrea (Machado da Costa) e outros atributos compunham o roteiro disponível ao preço de R$ 15,00 por pessoa com tempo de aproximadamente 30 minutos.

 

"É o inter pontes, esse passeio. Passa pela ponte rodoviária, Domício Scaramella, vai até a ponte férrea e desce até a Ponte dos Arcos", salienta o proprietário do Parque Histórico Iguassú. Local esse que fica seu veículo náutico, equipado com todos os equipamentos de segurança necessários, e realiza passeios para grupos de turistas. "Temos grupos que vem no Parque e fazem nossos roteiros", acrescenta.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Rádio FM 95 Stereo LTDA | União da Vitória - PR - CEP:84600-170 | Fone: (42)3523-9649 - WhatsApp: (42)98431-3268