Please reload

Notícias Recentes

Quase 70% da rede estadual regional SC oferece ensino integral

Nota divulgada pela Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas (ADR) de Canoinhas informa que as 23 escolas estaduais que compõem o sistema educacional do estado de Santa Catarina na região, receberam, ao todo, 11.970 alunos no ensino regular. Dessas instituições, 16 oferece ensino integral. Esses dados foram levantados no retorno às aulas, ocorrido na semana passada.

 

Canoinhas lidera a lista do número de matrículas, com 5224, seguida de Porto União com 3798 e Três Barras que tem 1468 estudantes. Ainda Irineópolis tem 674 alunos matriculados, Major Vieira 613 e Bela Vista do Toldo 199. De acordo com a ADR, o carro-chefe deste ano letivo é o ensino médio integral.

 

Esse programa passou a ser desenvolvido nesta semana, tendo o estudante como protagonista, como agente de transformação convidado a ser, conviver, agir e aprender em colaboração com os adultos. Nesse sistema, de ensino médio integral, as disciplinas tradicionais são integradas em quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

 

Outro diferencial, conforme a nota da ADR, são os núcleos de projetos, nos quais os alunos trabalham voltados a planejar seu futuro, melhorar a realidade em que vivem, pesquisas e estudar. Neste novo modelo os gestores e professores, também, recebem formação para aprimorar suas práticas pedagógicas e de gestão.

 

Avaliação e alimentação

Mais uma novidade é o novo modelo de avaliação do processo ensino-aprendizagem. A recuperação passa a ser paralela e em qualquer tempo durante o ano letivo. Para isso, a escola oferecerá novas oportunidades de aprendizagem, sucedidas de avaliação, quando verificado o rendimento insuficiente por parte do aluno. A aprovação também muda e se dará a partir da média anual igual ou superior a 6,0 em todas as disciplinas.

 

Na gestão escolar, em 2017 todos os gestores serão avaliados. Esta avaliação faz parte das ações da Secretaria de Educação em observação ao cumprimento do plano proposto, alinhado com o Projeto Político Pedagógico da escola. O objetivo será detectar as fragilidades e aperfeiçoar a gestão dos diretores.

 

A alimentação também interfere no desenvolvimento educacional. O Governo do Estado aumentou a compra da agricultura familiar, que este ano terá um investimento de mais de R$ 18 milhões, com 25 cooperativas familiares já habilitadas para fornecer mensalmente os produtos conforme o cardápio das escolas catarinenses.

 

“Os alunos da rede estadual de ensino de nossa região e todo estado estão tendo uma alimentação mais saudável, e que condizem as necessidades nutricionais dos estudantes, além de fomentar os pequenos agricultores”, destaca o supervisor de articulação com os municípios da gerência de Educação, Quintino Everton Jungles.

 

* Com informações e foto da ADR Canoinhas

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Rádio FM 95 Stereo LTDA | União da Vitória - PR - CEP:84600-170 | Fone: (42)3523-9649 - WhatsApp: (42)98431-3268