Please reload

Notícias Recentes

Em missa solene, Catedral comemora 40 anos de bispo e bispado

Para contar as quatro década da criação da diocese de União da Vitória, pelo menos em 75% da história, é estritamente automático relatar a vida do católico maltês, dom Walter Michael Ebejer. E se continuar contando os dez anos seguintes, mantém-se a mesma retórica, apenas, colocando-o como emérito. São 87 anos, sete meses e alguns dias... quase a metade da vida, como bispo.

 

Na noite desta segunda-feira (06/03), o bispo diocesano, Dom Agenor Girardi, prestigiou o colega celebrar a missa, contar parte da longa e exuberante história de conquistas e desafios, na Catedral Sagrado Coração de Jesus. Da mesma forma, paroquianos e clero, convidados via à modernidade das redes sociais pelo comandante da diocese.

 

E a vida segue...

A mistura das histórias de dom Walter e diocese de União da Vitória, têm o passo inicial em 06 de março de 1977. Nessa data, o jovem sacerdote, no antigo Estádio do Ferroviário, em União da Vitória, era ordenado e assumia o comando regional. Era o início de um legado, como 1º bispo, viajando num Fiat 147 de cor amarela, de cidade em cidade e prestando apoio e organizando a vida católica na região.

 

A nova jurisdição nasceu com onze municípios, doze paróquias (sendo quatro no perímetro urbano de União da Vitória, com oito padres), num total regional de 18 sacerdotes. Nessa época, quatro municípios não possuíam nenhum padre para atender a população. Logo depois, se somaram Bituruna e General Carneiro ao grupo regional.

 

Mudanças e melhorias

Somente este ano, de acordo com dom Agenor, o 3º bispo diocesano de União da Vitória, a diocese aumenta seu quadro de servos com mais quatro padres, um já ordenado, outro neste mês em Rio Claro do Sul (Mallet) e mais dois, ainda no 1º semestre, serão ordenados em Rebouças. “Isso mostra uma Igreja viva”, afirma.

 

Os tempos difíceis mudaram. Na atualidade o número de padre supera a casa de 40. Mais 13 diáconos permanentes e, em torno de, 40 religiosas. São 25 paróquias com mais de 400 comunidades englobadas.

 

Crescimento e rede

Dom Walter, ao longo da celebração festiva, citou dificuldades, avanços e luta para manter a Igreja firme e cuidar dos católicos. “Dos 40 anos, 30 na ativa. Os outros na reserva, claro estou trabalhando menos mais continuo trabalhando”, brinca. “São duas gerações, tempo de muito conhecimento e a diocese muito mais organizada.”

Para o evento festivo, a diocese usou redes sociais. “Convidamos o clero via whatsapp, no nosso grupo. A tecnologia tem que estar presente”, destaca dom Agenor, numa referência ao uso de ferramentas modernas. “Estamos muito felizes por celebrar esses 40 anos da diocese e muita satisfação e alegria, muita gratidão com dom Walter”, reconhece.

 

Novos tempos

“Vamos somando, completando. Cada um realizou sua missão do seu jeito e agora, como 3º bispo, temos que dar continuidade e apresentar as novidades”, acrescenta. Sobretudo a Igreja trilhas em caminhos novos, com pastorais e atua junto aos leigos. Mantendo sua identidade, mas interagem mais com os fieis.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Rádio FM 95 Stereo LTDA | União da Vitória - PR - CEP:84600-170 | Fone: (42)3523-9649 - WhatsApp: (42)98431-3268