Please reload

Notícias Recentes

SEBRAE/PR, e parceiros, lança projeto de desenvolvimento regional

Sabe aquela ideia de comprar um telefone de última geração que acessa internet, redes sociais, tem localizador via satélite, televisão, rádio e outras funcionalidades, mas o usuário apenas faz ligações desse aparelho. É uma teoria bem evidente comparar o potencial regional e sua utilização nessa mesma plataforma, entre o que existe à disposição e o que realmente se usufruí.
 
O Sebrae/PR e o Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Território do Iguaçu (Comitê MPE Iguaçu) foram os responsáveis pela constituição do Projeto de Desenvolvimento do Território Iguaçu, que tem São Mateus do Sul no centro da região. A iniciativa reúne empreendedores e promove capacitação pelo Programa Sebrae de Liderança – Escola de Desenvolvimento de Líderes.

 

Autoridades de todo esse território (formado por nove municípios), além de membros da sociedade regional, foram recepcionados pela diretora geral da Uniguaçu, Marta Borges Maia, em União da Vitória na noite de terça-feira (14/03) para lançamento oficial do projeto. Além das duas cidades, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Porto Vitória, Paulo Frontin e Antonio Olinto completam o conjunto de cidades.

 

A instituição, e sua diretora, também fazem parte do grupo de líderes do território. No evento, quatro projetos elaborados durante a Escola de Líderes foram apresentados: Plano de Desenvolvimento Regional Integrado, Turismo Integrado, Comitê de Desenvolvimento das MPEs e Ecossistema de Inovação.
 

 Essa ação, além da Uniguaçu, tem respaldo e apoio da Federação das Associações Empresariais e Comerciais do Paraná (Faciap), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centrosul do Paraná (Cacesul) e das prefeituras municipais de União da Vitória, Bituruna e São Mateus do Sul. Também envolvendo outros municípios do sul paranaense e Porto União/SC.
 
Visão logística
O evento, também, teve palestra com o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini. "Hoje a noite foi, não vou dizer surpreende, porque a gente estava acompanhando esse trabalho e desenvolvimento", comemora. "Foi uma grata alegria compartilhar dessas apresentações", afirmou.

Desenvolvimento de setores estratégicos, superar a burocracia e potencializar as mentes pensantes são as diretrizes orientadas pelo diretor. "Por isso estamos junto, para melhorar o ambiente de negócio e gerar mais emprego e renda", salienta. Disso a constituição do projeto.

 

A linha de trabalho e aperfeiçoamento do setor, ligado especialmente aos micros e pequenos empresários, institui, em União da Vitória, escritório de articulação para atender aos noves município e auxiliar empreendedores. "Temos grandes oportunidades para desenvolver pequenos negócios", detalha.

Na gestão
O apoio do Poder Público é fundamental, de acordo com Julio Cezar Agostini. Junto disso, a instalação de comitê local. A perspectiva é que, por meio das entidades de classe organizadas e gestões municipais, três cidades: União da Vitória, São Mateus do Sul e Bituruna, constituam esse apoio ao empreendedor. O objetivo principal é fornecer suporte e superar a burocracia.

Anfitriã do local de apresentação e recepção das autoridades, a diretora geral da Uniguaçu, Marta Borges Maia, salienta que esse projeto apresentado pelo Sebrae, é fundamental. "Nós como instituição de ensino já atuamos neste segmento desde 2010", frisa. 

Conforme a diretora, o espírito empreendedor precisa estar presente nos acadêmicos. "É isso que o mercado de trabalho precisa e requer". Nessa concorrência por postos de trabalho, os alunos têm de sair prontos para atuar. "Preparados para o mercado. É o nosso compromisso com a sociedade", frisa.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Rádio FM 95 Stereo LTDA | União da Vitória - PR - CEP:84600-170 | Fone: (42)3523-9649 - WhatsApp: (42)98431-3268